top of page

Projetos

Retorna

PPBIO: Riqueza Biológica e Dinâmica de Populações e Comunidades em Floresta Atlântica do Nordeste, Brasil

A pesquisa objetiva investigar as relações entre a riqueza biológica e fatores como produtividade, habitat, regimes/escala de perturbações, interações e variações da estrutura e funcionamento das comunidades frente às flutuações climáticas. Dentro da faixa tropical no leste setentrional brasileiro, o estado da Bahia, apresenta a maior concentração de remanescentes florestais e essa região tem sido alvo de constantes investigações biológicas nas duas últimas décadas. Paralelamente ao Norte do São Francisco, onde a floresta atlântica se encontra mais fragmentada, com a grande maioria dos fragmentos de tamanho inferior a 50 ha, pesquisas recentes vêm ampliando o conhecimento da biota remanescente. No entanto, as ações ainda são incipientes para abranger todas as particularidades fisionômicas e deixar público a real riqueza biológica nas florestas úmidas no nordeste, assim como a compreensão dos processos dinâmicos que essas diferentes áreas vem sofrendo, mediante os regimes de perturbação e flutuações temporais de curta, média e longa duração. Desse modo, o projeto aqui apresentado objetiva investigar processos e padrões geradores, mantenedores e impactantes da biodiversidade em diferentes áreas de floresta atlântica no Nordeste, especificamente sul da Bahia e na Zona da Mata de Pernambuco.

Inventário Florestal Nacional - sul e extremo sul da Bahia

O Inventário Florestal Nacional - Bahia, Sul e extremo Sul baiano (IFN-BA) faz parte do inventário florestal que abrange todo o Brasil, e utiliza técnicas de amostragem para possibilitar o monitoramento contínuo dos recursos florestais brasileiros, tendo como principal propósito fornecer informações para subsidiar a definição de políticas florestais, a gestão dos recursos florestais e a elaboração de planos de uso e conservação dos recursos florestais. Ocorre em parceria do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), o Herbário CEPEC, do Centro de Pesquisas do Cacau e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). No Herbário CEPEC são executadas as atividades de triagem e organização do material coletado,  identificação Botânica e inclusão no acervo.

Implantação de infra-estrutura de pesquisa para o PPG em Ecologia e Conservação da Biodoversidade da UESC: uma base para estudos de longo prazo em ecologia e conservação de espécies ameaçadas da Mata Atlântica

A proposta visa estabelecer uma colaboração científica entre dois programas de Pós-Graduação em Ecologia, atualmente inseridos na área de Biodiversidade da CAPES, ambos com nível de mestrado e doutorado: o programa não consolidado da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e o da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A colaboração atual entre os dois programas existe, mas ainda é bastante tímida diante das enormes potencialidades e interesses dos pesquisadores atuantes em ambos os programas. Acreditamos que esse edital possa fomentar uma efetiva colaboração entre ambas as intituições e, de forma bastante eficiente, consolidar a inserção da pesquisa e da formação de recursos humanos do programa da UESC.

Please reload

bottom of page