Lab News

22/06/2016
No período de 5 a 10 de junho de 2017 os consultores do IFN-BA, Cleiton Pessoa e Renata Asprino, sediados no Herbário CEPEC receberam os pesquisadores Dr. Haroldo C. Lima e Dr. Christian da Silva, especialistas em Fabaceae e Poaceae respectivamente. Eles foram convidados pela Food and Agriculture Organization (FAO) e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) para analisarem o material referente as Fabaceae e Poaceae coletadas no Inventário Florestal Nacional (IFN) no estado da Bahia. Somados contribuíram com mais de 300 individuos determinados até gênero e espécie, sendo uma excelente contribuição para a flora da Mata Atlantica do sul e norte da Bahia. Na imagem, Dr. Haroldo (à esquerda) e Dr. Christian (à direita) analisando o material do IFN-BA (Foto: C. Pessoa).

22/06/2017
Lucas Marinho, integrante do Malpecos Lab, deu início ao seu Doutorado Sanduíche (com financiamento CAPES) na Universidade de Harvard, Cambridge, U.S.A., sob a supervisão do Dr. Charles Davis, e que durará quatro meses. No início de junho/2017, Lucas teve treinamento para conduzir parte dos seus experimentos em Next Generation Sequencing (NGS) e conta com a colaboração da Dr. Xiaoshan Duan (China) e MSc. Abagail Burrus (EUA) durante o processo de adaptação e aprendizado. Ainda, Lucas foi contemplado com o The Harvard University Herbaria Travel Grant, onde recebeu ajuda de custo para se manter durante mais um mês na instituição. Na imagem, Lucas preparando as bibliotecas de DNA (Foto: Xiaoshan Duan).

22/06/2017
No período de 27 a 31 de março de 2017, o pesquisador Dr. Marcelo Souza (UFRRJ), especialista em Myrtaceae, contribuiu com as identificações do material referente as coletas do Inventário Florestal Nacional (IFN) no estado da Bahia. O pesquisador foi convidado pelos consultores FAO, Cleiton Pessoa e Renata Asprino, para analisar esse material. A participação do Dr. Marcelo contribuiu com mais de 150 indivíduos determinados até gênero e espécie de Myrtaceae, contribuindo significativamente para o conhecimento floristíco da Mata Atlântica do sul e norte da Bahia. Na imagem, parte da triagem do material referente a Myrtaceae do IFN-BA (Foto: C. Pessoa).

30/03/2017
Já encontra-se disponível em versão on line first, artigo da Dra. Janaína Gomes-da-Silva com co-autoria do Dr. André M. Amorim (UESC/CEPEC) e Dra. Rafaela C. Forzza (IP/JBRJ), pesquisadores do Malpecos Lab. O trabalho foi desenvolvido pelo programa PNPD/UESC/PPGBOT e veiculado no Journal of Biogeograph, uma das revistas de elevado impacto na área de biogeografia em plantas. A pesquisa analisou as áreas de distribuição e endemismo para um grupo de Bromeliaceae conhecido como Clado Xérico das Pitcairnioideae, indicando potenciais regiões para a conservação no grupo.
O artigo pode ser acessado pelo endereço http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jbi.12990/full
Na imagem, da esquerda para a direita, o Dr. André Amorim, a Dra. Janaína Gomes e a Profa. Adriana Queiroz-Lima (Mestranda UEFS) durante expedição na Cadeia do Espinhaço (Foto: C. Carvalho).

23/03/2017
O integrante do Malpecos Lab, Rafael Gomes, aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Botânica da UEFS (Feira de Santana, BA), teve o seu projeto aprovado pela Global Trees Campaign. O Rafael recebeu o recurso de £1,000 para serem aplicados ao seu estudo com espécies arbóreas do gênero Parinari (Chrysobalanaceae) da Floresta Atlântica ameaçadas de extinção. Na imagem, o pesquisador está coletando a espécie Parinari alvimii em Uruçuca (BA), uma espécie endêmica da Floresta Atlântica do sul da Bahia (Foto: R. Asprino).

23/02/2017
O Dr. André Amorim (UESC/CEPEC) participou no dia 22 de fevereiro de 2017 de uma banca de mestrado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/Campus São Mateus). O trabalho intitulado Flora Vascular da APA Pedra do Elefante, Espírito Santo, Brasil é de autoria de Nelson Túlio Pena, sob a orientação do Dr. Anderson Alves-Araujo (UFES). Na imagem, da esquerda para a direita a Dra. Juliana Rosa Oliveira (UFES), o candidato Nelson Túlio, o Dr. Anderson e o Dr. Amorim (Foto: B. Mendes).

23/02/2017
O Dr. André Amorim (UESC/CEPEC) participou no dia 21 de fevereiro de 2017 de uma banca de mestrado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/Campus São Mateus). O trabalho intitulado Microphollis (Sapotaceae) no Espírito Santo, Brasil é de autoria de Wenia Oliveira Souza, sob a orientação do Dr. Anderson Alves-Araujo (UFES). Na imagem, da esquerda para a direita o Dr. Amorim, a Dra. Tatiana Carrijo (UFES), a candidata Wenia e o Dr. Anderson (Foto: V. Miranda).

09/02/2017
O Dr. André M. Amorim e os Doutorandos James Lucas da Costa Lima e Lucas C. Marinho realizam expedição botânica na região do Rio Tapajós, no estado do Pará. Além de visitar o acervo do Herbário HSTM os pesquisadores realizam atividades de campo nas cercanias do município de Santarém. Na imagem os pesquisadores no Distrito de Alter do Chão, na localidade conhecida como Morro da Pirocá (Foto: L.C. Marinho).

31/01/2017
Manuscrito da Dra. Janaína Gomes da Silva, resultante de um Pós-Doutorado na UESC foi recentemente aceito no Journal of Biogeography, uma das revistas de grande impacto na área de biogeografia de plantas. O trabalho teve a colaboração e co-autoria do Dr. André M. Amorim (UESC) e da Dra. Rafaela Forzza (IP/JBRJ) e deverá ser publicado em 2017. A abordagem envolveu uma intrincada análise com base na distribuição de mais de 200 espécies de Bromeliaceae que compõem o conhecido *clado xérico*, gerando novas idéias sobre a questão dos endemismos e a conservação nesse grupo de plantas. Na imagem, uma das espécies de Encholirium (Bromeliaceae) abordada no manuscrito (Foto: P. Labiak).

27/01/2017
A participação do Dr. Charles Davis (Harvard University) na IV Oficina Malpighiales se estendeu numa expedição a Cadeia do Espinhaço. Durante essa viagem a campo foram discutidas parcerias entre os integrantes do Malpecos Lab e Davis Labs. Na imagem, o Dr. Charles Davis, Dr. André Amorim e o técnico José Lima (UESC) em paisagem rupestre ao fundo (Foto: C.C. Davis).

27/01/2017
A IV Oficina Malpighiales termina com sucesso em expedição de campo. Os participantes visitaram remanescentes de floresta úmida e restingas nos arredores dos municípios de Camamu e Igrapiúna, Bahia. Em seguida, parte do grupo foi para o Espinhaço na companhia do Dr. Charles Davis. Na imagem, participantes da oficina em momento de confraternizaçao na Enseada de Ilha da Barreta, Camamu, Bahia (Foto: R. Gomes).

23/01/2017
Em visita ao sul da Bahia durante a Oficina Malpighiales, o Dr. Charles C. Davis (Harvard University) reafirmou a colaboração com pesquisadores do Malpecos Lab. Para 2017 já está previsto um período "sandwich" para um dos doutorandos do Programa de Pós Graduação em Botânica da UEFS no 'Davis Lab'. Na imagem, o Dr. Davis e o Dr. André Amorim (UESC) em momento de confraternização durante trabalho de campo na Península de Camamu, Bahia, Brasil (Foto: C.C. Davis).

20/01/2017
Encontra-se em andamento a IV Oficina Malpighiales tendo como convidados o Dr. Charles Davis (OEB Harvard – Filogenia em Malpighiales), a Dra. Cynthia Sothers (Kew Gardens – Filogenia e Sistemática em Chrysobalanaceae) e o Dr. Domingos Cardoso (UFBA – Filogenia e Sistemática em Ochnaceae), além de taxonomistas em grupos diversos da ordem. Na programação o evento terá uma expedição a campo onde serão visitados remanescentes de floresta úmida e restinga, além da Cadeia do Espinhaço. Na imagem, parte do grupo presente na Oficina (i.e. da esquerda para a direita Dra. Goia Lyra, Dra. Cynthia Sothers, Prof. Lucas Marinho, Dr. Domingos Cardoso, Dr. André Amorim, Prof. Rafael Gomes, Prof. Juan Carrión, Dr. Charles Davis e Profa. Renata Asprino) (Foto: W. São-Mateus).

22/12/2016
Estudos florísticos na Floresta Atlântica no estado do Espírito Santo, Brasil, revelam três novas espécies de Bertolonia (Melastomataceae). O artigo foi publicado em dezembro de 2016 no periódico PeerJ e têm como autores o doutorando Lucas Bacci (UNICAMP), o Dr. Renato Goldenberg (UFPR) e o Dr. André Amorim (UESC/CEPEC). Essas novas espécies já estão sendo analisadas num estudo de filogenia molecular na Tribo Bertolonieae que é desenvolvido por Lucas Bacci no The New York Botanical Garden, USA. Na imagem, uma das espécies de Bertolonia que ainda encontra-se em estudo pelos pesquisadores (Foto: A.M. Amorim).
O link para acessar o artigo é https://peerj.com/articles/2822/

16/12/2016
O volume 67(5) do periódico Rodriguésia trouxe o primeiro volume destinado à publicação das monografias das cangas da Serra de Carajás, Pará. São 55 famílias monografadas, dentre briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, além de um artigo introdutório sobre a Flora. Os integrantes do MalpecosLab, Lucas Marinho e André Amorim, fizeram parte desse volume especial com a publicação das monografias de Calophyllaceae e Lacistemataceae, ambas as famílias pertencem à ordem Malpighiales. Calophyllaceae e Lacistemataceae são representadas por apenas uma espécie nas cangas de Carajás, Calophyllum brasiliense e Lacistema aggregatum, respectivamente. Na imagem, Calophyllum brasiliense na Serra de Carajás (Foto: L. Vasconcelos).
Link para acesso do volume completo: http://rodriguesia.jbrj.gov.br/FASCICULOS/rodrig67-5/resumos67-5.html

10/11/2016
Encontra-se disponível no Plant Systematics and Evolution (on line first) o artigo *A new Heteropterys (Malpighiaceae) from semideciduous forest, with notes on wood anatomy*. Esse trabalho é resultado de uma parceira entre André M. Amorim, Lucas C. Marinho, Cleiton Pessoa e Marcelo Pace, todos pesquisadores do Malpecos Lab. Além da descrição de uma nova espécie, o artigo traz considerações sobre a anatomia do lenho em espécies de Heteropterys. Na imagem, o lenho de H. serrata Amorim em corte transversal. (Foto: M. Pace).
Link da publicação: http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs00606-016-1360-0
Link Tropicos: http://tropicos.org/Name/100449143

04/11/2016
A integrante do Malpecos Lab, Renata Asprino, publicou o segundo artigo proveniente da sua dissertação de mestrado, orientado pelo Dr. André Amorim. O manuscrito traz o tratamento taxonômico das espécies de Hirtella (Chrysobalanaceae) ocorrentes na Bahia, com chave de identificação para as espécies, descrições, mapas e ilustrações, além de uma chave de identificação para os gêneros de Chrysobalanaceae na Bahia. Na imagem, indivíduo florido de Hirtella corymbosa, espécie encontrada em áreas de restinga no extremo sul da Bahia e Espírito Santo. (Foto: F.S. Espírito-Santo).
Link da publicação: http://dx.doi.org/10.13102/scb1099

28/10/2016
O integrante do Malpecos Lab, Lucas Marinho, acaba de publicar uma nova espécie de Myrtaceae para as restingas do sul da Bahia. Apesar de não pertencer à ordem Malpighiales, grupo o qual o Malpecos Lab conduz os trabalhos, a nova espécie é resultado de uma das expedições de campo realizada durante a III Oficina de Identificação Projeto Reflora Malpighiales, a qual ocorreu em novembro de 2015. Myrcia raminfinita foi descrita pelo Lucas e pela Dra. Eve Lucas, pesquisadora do Kew Royal Botanic Gardens, Londres, especialista em Myrcia (Myrtaceae). Na imagem, ramo com folhas jovens e inflorescência da espécie recentemente descrita, Myrcia raminfinita L. Marinho & E. Lucas (Foto: C. Pessoa).
Link da publicação: http://dx.doi.org/10.11646/phytotaxa.280.3.7

06/10/2016
O Laboratório de Ecologia (Lab Eco) promoverá o curso de Parataxonomia Botânica para graduandos e graduados do curso de Ciências Biológicas interessados em realizar consultoria ambiental, levantamentos para reflorestamento e prestar serviços na área ambiental. As inscrições deverão ser feitas até dia 11 de outubro 2016 pelo email: lab_ecologia@uesc.br

06/10/2016
Entre os dias 25 e 30 de outubro de 2016 aconteceu no Centro de Convenções de Vitória/ES a 67º edição do Congresso Nacional de Botânica. O Msc. Cleiton Pessoa, integrante Malpecos Lab e consultor FAO/CEPEC, esteve no evento representando o Herbário Centro de Pesquisas do Cacau (CEPEC) e palestrou sobre a parceria do CEPEC com o SiBBr, a situação atual e perspectivas da digitalização no herbário. Na imagem, Cleiton Pessoa no momento de sua apresentação (Foto: A. Amaral).

19/09/2016
A próxima Oficina Malpighiales terá mais uma participação internacional. Está confirmada a presença da Dra. Cynthia Sothers (Kew Gardens) como palestrante. O tema, intitulado "Phylogenetics of the pantropical family Chrysobalanaceae, with a special focus on the Neotropical genera" será apresentado no dia 20 de janeiro de 2016. Essa será a segunda visita da Dra. Sothers no sul da Bahia. Na imagem, uma espécie de Couepia (Chrysobalanaceae) recentemente documentada (Foto: A. Amorim).

12/09/2016
Teve ingresso no Malpecos Lab, no segundo semestre de 2016, a mestranda Piera Ostroski. A estudante será co-orientada pelo Dr. André M. Amorim (UESC/CEPEC) no projeto "Biogeografia de Angiospermas Endêmicas da Floresta Costeira da Bahia, Brasil". Piera é aluna do Programa em Biodiversidade de Fungos, Algas e Plantas pela Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista da CAPES sob a orientação do Dr. Pedro Fiaschi (UFSC) (Foto: P. Ostroski).

10/09/2016
Pesquisadores do Malpecos Lab ficam entre os primeiros colocados no processo seletivo de Bolsas do Programa de Doutorado Sanduich no Exterior CAPES/PPGBot UEFS. Lucas Marinho, James Lucas Costa Lima e Karena Mendes Pimenta ocuparam a primeira, a segunda e a quinta colocação, respectivamente, na seleção interna acontecida na última semana. Lucas e James irão para os Estados Unidos sob a orientação do Dr. Charles Davis (OEB Harvard, Boston) e Dra. Roberta Mason-Gamer (University of Illinois, Chicago) respectivamente, enquanto que Karena irá para o Kew Gardens (Inglaterra), sob a orientação do Dr. Simon Mayo.

08/09/2016
No dia 06 de setembro de 2016 aconteceu a colação de grau do integrante Décio S. Lisboa, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia. O novo graduado em Ciências biológicas, Décio Lisboa, que recentemente participou de um artigo sobre Tapura (Dichapetalaceae) da Floresta Atlântica da Bahia com o Dr. André Amorim, o Dr. Pedro Fiaschi e o MSc. Lucas Marinho, continuará se dedicando as Dichapetalaceae, agora com estudos taxonômicos em Stephanopodium (Dichapetalaceae). Na imagem, Décio na sua colação de grau na UESC (Foto: C. Pessoa).

06/09/2016
Pesquisadores do Malpecos Lab visitam o PARNA Boa Nova, Bahia em busca de algumas espécies de plantas que encontram-se atualmente em estudo. A viagem ocorreu entre os dias 02 a 04 de setembro de 2016 e teve a participação do Dr. Amorim acompanhado pelos atuais alunos de iniciação científica, Cauê Carvalho e William Aitken. Na sequência, a equipe assistiu as apresentações dos projetos de doutorado na disciplina Seminários III dos novos alunos no PPGBot UEFS. Na imagem esquerda parte da equipe em campo e a direita uma paisagem mostrando uma das cachoeiras existentes no PARNA (Fotos: C. Carvalho e J.L. Paixão).

05/09/2016
Pesquisadores do Malpecos publicam duas novas espécies de Tapura (Dichapetalaceae) com ocorrência na Floresta Atlântica. O artigo foi divulgado no terceiro volume do Systematic Botany em 2016. Além do Dr. André Amorim (UESC) e Dr. Pedro Fiaschi (UFSC) o trabalho contou com a valiosa colaboração do MSc. Lucas C. Marinho (UEFS) e do recém formado biólogo Décio Lisboa (UESC). Os epítetos das novas espécies homenagearam a Dra. Adriana Martini (USP) e o colaborador do Malpecos Lab, o técnico José Lima da Paixão. Na imagem, Tapura zei-limae, coletada nos arredores de Itacaré, sul da Bahia (Foto: A.M. Amorim).

29/08/2016
Em sua visita aos herbários do Pará, a pesquisadora MSc. Renata Asprino aproveitou para coletar espécies do grupo do seu doutoramento na companhia do Dr. Ghillean Prance. Na imagem, a Renata e o Dr. Prance coletando espécimes de Chrysobalanaceae na Restinga do Crispim, Marapanim, Pará (Foto: Bira).

29/08/2016
Lucas Marinho, doutorando do PPGBot de Feira de Santana e integrante do Malpecos Lab, iniciou as suas consultas aos herbários internacionais europeus. Lucas está sediado em Viena, onde já havia consultado toda a coleção das Clusiaceae e Hypericaceae e, na última semana, visitou os herbários de Berlim (B) e Munique (M) na Alemanha, onde atualizou diversos gêneros em Clusiaceae e Hypericaceae e resgatou alguns tipos não indicados como tal (e.g.: Garcinia portoricensis, Clusiaceae; e Vismia confertiflora, Hypericaceae). Em Outubro, Lucas continuará a expedição consultando os herbários de Londres (K) e Paris (P).
Legenda da Figura: A- Fachada do Jardim Botânico de Munique; B- Espécimes atualizados do herbário B; C- Lucas analisando um espécime de Tovomita no herbário M (Foto: L.C. Marinho).

25/08/2016
A pesquisadora Renata Asprino (IFN/FAO/CEPEC) durante a última semana de agosto de 2016 esteve em visita ao Museu Paraense Emílio Goeldi em Belém, Pará. Um dos objetivos da viagem foi um encontro com o Dr. Ghillean Prance, botânico britânico e um dos mais renomados especialistas em grupos de plantas tropicais, em destaque as Chrysobalanaceae. Na ocasião, Renata aproveitou para discutir com o Dr. Prance idéias para um projeto de doutoramento , além de conhecer os acervos dos herbários MG e IAN. Na imagem, o Dr. Ghillean Prance ao lado de Renata (Foto: acervo Malpecos Lab).

18/08/2016
A próxima Oficina Malpighiales, prevista para Janeiro de 2017 contará com a participação do Dr. Charles C. Davis (OEB/Harvard). O Dr. Davis é uma das maiores autoridades em estudos filogenéticos no clado Malpighiales e nessa vinda ao Brasil está programado uma expedição com o Dr. André M. Amorim e alguns alunos de pós-graduação. O objetivo do reencontro é estreitar os laços e ampliar as parcerias científicas com grupos neotropicais de Malpighiales. Na imagem, o Dr. Davis (i.e. ao fundo a esquerda, de azul), o Dr. Amorim e alunos de graduação da UESC durante a primeira visita dele ao Brasil em 2005 no Pico das Almas, Rio de Contas, Bahia, Brasil (Foto: Acervo Malpecos Lab).

28/07/2016
A FAPESB encaminhou recentemente ao Dr. André M. Amorim os Termos de Outorga da parceria com o CNPq no financiamento ao Projeto PROTAX Malpighiales. Os recursos que serão concedidos pela FAP baiana se referem a despesas de custeio nos sub-projetos de alunos de pós-graduação que atuam com o tema de sistemática em grupos de Malpighiales. Espera-se que os recursos sejam aplicados em viagens para visita a coleções científicas e insumos para trabalhos com filogenia molecular. Estima-se que até o fim do ano de 2016 a primeira parcela já estará disponível para uso.

14/07/2016
No dia 13 de julho de 2016 pesquisadores do Malpecos Lab realizaram uma visita técnica ao Herbário da Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia. Na ocasião, o Dr. André M. Amorim e o Msc. Cleiton Pessoa trabalharam no acervo de Malpighiaceae e em outros grupos da ordem Malpighiales. Os pesquisadores foram recepcionados pela Curadora Dra. Lidyane Aona e pelo Dr. Grenivel Mota da Costa. Na imagem o grupo reunido e com a presença do doutorando Danilo Souza (UEFS), também visitante desse acervo. Na imagem, da esquerda para direita, Cleiton Pessoa, Danilo Lima, Grênivel Costa, André Amorim e Lidyane Aona (Foto: acervo de L. Aona).

13/07/2016
O doutorando Lucas Bacci (UNICAMP) foi contemplado com um grant que permitirá sua permanência em New York (US) por um ano. Lucas é orientado pelos pesquisadores Dr. Renato Goldenberg (UFPR), Dr. André Amorim (UESC) e Dr. Fabian Michelangeli (NYBG) e realizará um estudo filogenético e biogeográfico na Tribo Bertoloniae (Melastomataceae). Na imagem, Lucas recém chegado em NY e já trabalhando no laboratório de biologia molecular no The New York Botanical Garden (Foto: T. Bochorny).

06/07/2016
O LabEco situado na UESC realiza mensalmente seminários dos seus integrantes com o objetivo de discutir informalmente as pesquisas em andamento. A Dra. Talita Fontoura estendeu um convite aos integrantes do Malpecos Lab tanto para participarem desses seminários como ouvintes ou futuramente como expositores. Já encontra-se marcado para o dia 27 de julho as 12:30 no próprio LabEco as seguintes apresentações: Bruna C.F.S. Gonçalves falando sobre análise de parcimônia de endemicidade no quadrilátero ferrífero, Pablo M. Daltro falando sobre estratificação vertical e diversidade de bromélias epífitas e Jaqueline Elloah S. Meira falando sobre zoocoria e morfologia associados ao endemismo e raridade.

30/06/2016
Lucas Marinho, pesquisador do Malpecos Lab, encontra-se no Herbário W (Museu de História Natural de Viena, Áustria) atuando no projeto REFLORA. O doutorando integrará a equipe por seis meses repatriando, através de fotografia em alta resolução, espécimes brasileiros provenientes das grandes expedições realizadas por botânicos europeus durante os séculos XVIII e XIV. Em Viena, o projeto encontra-se na Fase 5 onde, pela primeira vez, conta com três colaboradores. Além de Lucas, os micólogos Altielys Magnago e Ariadne Furtado participam da equipe. Na imagem, (A) parte da coleção do herbário W; (B) Lucas Marinho triando os materiais do herbário; (C) estação digitalizadora; (D) espécime brasileiro de Malpighiaceae encontrado na coleção do W; (E) placa de uma das estátuas do Museu de História Natural em homenagem ao botânico holandês Nikolaus Jacquin (Jacq. - Leiden, 16 de fevereiro de 1727 — Viena, 24 de outubro de 1817) (Fotos: L.C. Marinho).

29/06/2016
Integrantes do Malpecos Lab, os doutorandos Karena Mendes Pimenta e James Lucas Costa Lima com a participação da Profa. Karoline Coutinho (doutoranda do PPGBot/UEFS) realizaram uma expedição de campo no estado de Pernambuco com foco nas coletas dos gêneros Erythroxylum e Anthurium, grupos de estudo de James e Karena, respectivamente. A viagem ocorreu entre os dias 10 a 16 de maio de 2016. Foram coletados mais de 50 espécimes, dentre elas Anthurium bromelicola Mayo & L.P. Felix subsp. bromelicola. espécie rara e endêmica do estado. Na imagem, (A e B) integrantes Malpecos em atividades de campo; (C) em destaque, inflorescência de Anthurium bromelicola subsp. bromelicola; e (D) equipe da expedição (da esquerda para direita: James, Karena e Karoline) no alto da Serra de Taquaritinga do Norte/PE (Fotos: K.M. Pimenta, J.L. Costa-Lima e K. Coutinho).

26/06/2016
O doutorando Lucas Marinho, pesquisador do Malpecos Lab, publicou nesta semana o manuscrito "Three new species of Tovomita (Clusiaceae) from the Amazon River Basin and first record of papillae for Tovomita" no periódico Plant Systematics and Evolution. O manuscrito foi elaborado em colaboração com o Dr. Francisco Santos (UEFS) e orientado pelos doutores Pedro Fiaschi e André Amorim. Uma das três espécies, Tovomita volkeri, foi nomeada em homenagem ao Dr. Volker Bittrich, grande pesquisador da família Clusiaceae e colaborador em diversos manuscritos do Malpecos Lab. Na imagem, um ramo de Tovomita volkeri com frutos jovens. (Foto: Dr. Robin Foster, Chicago Field Museum)
O manuscrito pode ser acessado no link: http://link.springer.com/article/10.1007/s00606-016-1321-7

26/06/2016
O Dr. André M. Amorim membro do Malpecos Lab, participou de uma Comissão de Avaliação para Progressão na Carreira na Universidade Federal de Minas Gerais. Os candidatos concorrentes, Dr. João Renato Stehmann (Sistemática Vegetal) e Dr. Germán Mahecha (Morfologia) foram aprovados e se tornaram Professores Titulares. A reunião aconteceu entre os dias 20 a 22 de junho de 2016 em Belo Horizonte. Na imagem, da esquerda para a direita, o Dr. André Quagliatto (UFU - membro da Comissão), Dr. Mahecha (UFMG) e Dr. Stehmann (UFMG) e os demais membros da Comissão: Dr. Amorim (UESC), Dr. João Meira-Neto (UFV) e Dr. Bismarck Costa (UFMG) (Foto: ).

19/06/2016
A pesquisadora do Malpecos Lab Profa. Renata Asprino publica na Phytotaxa o primeiro artigo proveniente do seu mestrado, orientado pelo Dr. André Amorim. O manuscrito traz a descrição de Hirtella prancei Asprino & Amorim, uma espécie nova de Chrysobalanaceae, depois de trinta anos sem novidades taxonômicas em Hirtella para o Brasil. A espécie ocorre em áreas de floresta no sul da Bahia, e seu nome homenageia o Dr. Ghillean T. Prance, grande estudioso das Chrysobalanaceae. O artigo traz também uma redescrição de Hirtella santosii, que se assemelha a Hirtella prancei, além de mapa de distribuição e pranchas de imagens para as duas espécies. Na imagem, à esquerda interior da floresta onde foi coletado o material-tipo, PARNA Serra das Lontras; à direita ilustração do ramo com inflorescência e flores sem as pétalas de Hirtella prancei (Foto: R. Asprino; Ilustração: Klei Souza).

16/06/2016
EDITAL SELEÇÃO ESPECIAL
O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana faz saber que as inscrições para a Seleção Especial (Mestrado) do Programa de Pós-Graduação em Botânica (PPGBot/UEFS) estarão abertas entre os dias 27 de junho a 11 de julho de 2016, a portadores de Diploma/Certificado de Conclusão de Curso Superior de Duração Plena. Click aqui para acessar o edital.

16/06/2016
Bertolonia hirsutissima, uma nova espécie de Melastomataceae foi publicada na Phytotaxa. O artigo é parte da Tese de Doutorado de Lucas Bacci, estudante da UNICAMP sob a orientação dos Drs. Renato Goldenberg, Fabian Michelangeli e André Amorim. Essa espécie até o momento só foi documentada três vezes na Reserva Estadual de Wenceslau Guimarães, Bahia e o primeiro registro da espécie, permaneceu por mais de 24 anos indeterminado em acervos do Brasil e do exterior. Na imagem, pequena população da espécie encontrada sobre uma rocha na reserva (Foto: L.F. Bacci).
Link do manuscrito: http://www.mapress.com/j/pt/article/view/phytotaxa.265.3.5

16/06/2016
Integrante do Malpecos Lab, o doutorando James Lucas Costa Lima realizou uma expedição de campo com foco na coleta de espécies de Erythroxylum, grupo de sua tese de doutorado que ocorrem em áreas campestres (cerrados e campos rupestres) na Cadeia do Espinhaço. A viagem ocorreu entre os dias 25 de maio a 09 de junho. O campo foi realizado no norte de Minas Gerais e na Bahia. Contemplou os seguintes municípios: Rio Pardo de Minas, Grão Mogol, Montes Claros, Januária, Cocos/BA e Caetité/BA. Na imagem, (A) Erythroxylum sp. nov., endêmica da Cadeia do Espinhaço, em Minas Gerais e Bahia ; (B) Erythroxylum sp. nov., endêmica de Grão Mogol; e (C) Rio Itacambiruçu, no município de Grão Mogol/MG (Fotos: J.L. Costa-Lima).

31/05/2016
Artigo sobre a verdadeira identidade de uma das espécies de Vismia (Clusiaceae) mais abundantes no sul da Bahia é publicado no Journal of Torrey Botanical Society em maio de 2016. O trabalho é uma colaboração entre integrantes do Malpecos Lab e pesquisadores de São Paulo e exemplifica a importância das floras regionais para a detecção de problemas na aplicação de nomes científicos mesmo em plantas largamente documentadas. Na imagem, ilustração de Vismia atlantica: ramo com botões florais e flor (sem duas sépalas e pétalas) (Ilustração: Klei Souza).
Link do manuscrito: http://www.bioone.org/doi/pdf/10.3159/TORREY-D-15-00041

24/05/2016
William Martin Aitken, estudante de graduação em Ciências Biológicas na UESC iniciou estágio voluntário no Malpecos Lab. William desenvolverá atividades num projeto florístico com as Melastomataceae do Parque Estadual Wenceslau Guimarães, uma idéia sugerida pelo Dr. Renato Goldenberg (UFPR), ativo colaborador em nossa equipe. O aluno foi bolsista no projeto Ciência Sem Fronteiras na University of Queensland, Austrália e atualmente cursa o sexto período.

20/05/2016
Foi divulgado em maio de 2016 no periódico Nordic Journal of Botany artigo "on line first" um artigo escrito por pesquisadores Malpecos Lab com uma sinopse de Malpighiaceae para o domínio da Floresta Atlântica Brasileira. A publicação traz uma chave para o reconhecimento dos gêneros e uma síntese de cada grupo, além de imagens com detalhes de flores e frutos. Na imagem, Amorimia rigida (flor amarela) e Banisteriopsis muricata (flor rósea) (Fotos: F. Michelangeli e R.F. Almeida).

17/05/2016
Uma espécie de Tovomita (Clusiaceae) endêmica da Venezuela foi efetivamente publicada pelo pesquisador do Malpecos Lab, Lucas Marinho, em parceria com o Dr. Benjamin Gahagen (Marietta College, Ohio, USA). Tovomita clarkii Pipoly ex L. Marinho & Gahagen permaneceu por vários anos somente anotada em exsicatas dos herbários MO e US, nos Estados Unidos. O nome da espécie homenageia o botânico e ecólogo Dr. Howard Lamar Clark (1941–2009), pesquisador que realizou um grande número de expedições de coleta na América do Sul, especialmente no Equador e Venezuela. A publicação foi divulgada no periódico Phytotaxa nesse mês de maio de 2016. Na ilustração, o mapa de distribuição da espécie, o ramo com botões florais e o fruto.
Link para o trabalho: http://dx.doi.org/10.11646/phytotaxa.261.1.5

13/05/2016
Pesquisadores do Malpecos Lab participarão de novo projeto INCT intitulado "NIST on Computing and Biodiversity". A proposta foi aprovada no CNPq em maio de 2016 e será coordenada pela Universidade de São Paulo e pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Um dos principais objetivos desse projeto será documentar a flora em Unidades de Conservação de âmbito federal com grandes lacunas de registros botânicos. No caso da equipe Malpecos as áreas contempladas para as expedições são algumas UC's de Mata Atlântica no extremo sul do estado da Bahia (e.g. PARNA Descobrimento) e uma UC no bioma Caatinga em Minas Gerais (e.g. PARNA Cavernas do Peruaçu).

11/05/2016
Egresso do Malpecos Lab, Sara Ribeiro Mortara conclui doutorado pela Universidade de São Paulo. A Tese intitulada *Abundância de Samambaias em Metacomunidades: relacionando padrões e processos com modelos estatísticos* foi defendida com sucesso pela pesquisadora. Sara Mortara aplicará nos próximos meses uma proposta de pós-doutorado, possivelmente no exterior. Em 2016, Sara colaborou em publicação com outros pesquisadores do Malpecos Lab sobre um checklist de epífitas vasculares na Floresta Atlântica. Na imagem, aspecto do sub-bosque de uma floresta ombrófila no sul da Bahia e ao centro um samambaiaçu (espécie de samambaia arbórea) (Foto: Heitor Liuth).

09/05/2016
Os Pesquisadores do Malpecos Lab, Prof. Cleiton Pessoa e Dr. André M. Amorim publicaram nesta semana (09/05/2015), uma nova espécie de Heteropterys (Malpighiaceae), endêmico das florestas secas do nordeste brasileiro. A espécie foi batizada como Heteropterys arcuata por apresentar frutos tipo sâmara com ala dorsal oblíqua e fortemente curvada (imagem acima) e foi coletada em áreas de caatinga nos municípios de Palmeiras (Bahia) e Oeiras (Piauí). O trabalho foi divulgado no periódico Phytotaxa (DOI: 10.11646/phytotaxa.260.1.9) (Ilustração: L.C. Marinho).

30/04/2016
No dia 29 de abril de 2015 aconteceu a defesa de doutorado do discente Diogo Rocha, sob a orientação do Dr. André M. Amorim (UESC) e co-orientação da Dra. Adriana Martini (USP). A sessão pública foi conduzida pelo Dr. Alexandre Schiavetti (UESC) e a Tese, intitulada "Diversidade vegetal em Floresta Atlântica no Sul da Bahia: uma avaliação dos efeitos ambientais sobre a composição e estrutura da Comunidade Arbórea", foi aprovada por unanimidade. Diogo Rocha, o jovem Doutor em Ecologia e Conservação da Biodiversidade se dedicará agora a finalização dos três manuscritos gerados pelo trabalho de Tese. Na imagem, Diogo com familiares e amigos (Foto: C. Pessoa).

30/04/2016
O Projeto Reflora Herbário Virtual CEPEC alcançará no fim de Abril de 2016 a marca de 60.000 amostras disponibilizadas on line. Estima-se que até o final desse ano 80% de nosso acervo já esteja disponível na web. Atualmente os operadores estão iniciando a captura nas grandes famílias como Fabaceae, Melastomataceae e Rubiaceae. Na imagem o gráfico cumulativo de imagens já enviadas ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Os baixos valores entre Dez/2015 a Fev/2016 foi decorrente ao recesso no envio das imagens devido a atualizações necessárias no servidor do Jardim Botânico.

22/04/2016
Em setembro de 2016 o Dr. André M. Amorim visitará dois dos principais acervos botânicos da região noroeste da América do Sul. O primeiro deles é o Herbário USM situado em Lima, Peru. O segundo acervo é o Herbário QCA em Quito, Equador. O objetivo das visitas é conhecer os acervos de grupos de Malpighiales em especial as coleções de Dichapetalaceae e Malpighiaceae. Essa visita será financiada em parte pelo CNPq. A permanência do pesquisador em cada acervo será de cinco dias. Na imagem, vista aérea de um trecho de Floresta Amazônica no Equador (Foto: oneyearoneword.com).

22/04/2016
O doutorando James Lucas Costa Lima, integrante do Malpecos Lab, em companhia da também doutoranda Maria Alves (UEFS), Dr. Elnatan Souza e seu aluno Álvaro Nepumuceno, realizou uma expedição de campo em áreas no Planalto da Ibiapaba, entre os estados do Ceará e Piauí, e teve o apoio da equipe da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (Sobral/CE). A viagem ocorreu entre os dias 3 e 15 de abril e, além do campo entre o CE e PI, foram visitados os herbários HUVA, EAC e MAC.
Abaixo uma matéria sobre a visita do James ao herbário MAC: http://ima.al.gov.br/herbario-mac-recebe-especialista-de-feira-de-santana-ba/
Legenda: A - Equipe de campo, da esquerda para direita: James Lucas, Maria Alves, Elnatan Souza e Álvaro Nepumuceno; B - Frutos de Erythroxylum laetevirens e; C - Vista geral do PARNA Ubajara, no município de Ubajara/CE (Fotos: James Lucas).

31/03/2016
No dia 30 de março de 2016, o Malpecos Lab ganhou mais um mestre. A integrante Renata Asprino defendeu sua dissertação de mestrado intitulada: Hirtella L. (Chrysobalanaceae) para a Flora da Bahia. A recem mestre defendeu com louvor sua pesquisa, a qual foi apresentada em 3 capitulos em formato de artigos. Um deles já encontra-se em avaliação ad-hoc em periódico B1. Na imagem, Renata com a comissão de avaliação e amigos (Foto: C. Pessoa).

31/03/2016
O integrante do Malpecos Lab, Lucas Marinho, aluno de doutorado do Programa em Botânica da UEFS (Feira de Santana, Bahia), teve o seu projeto aprovado pela International Association for Plant Taxonomy (IAPT) para participar do Programa de Bolsas da IAPT. Todo ano o programa fornece bolsas para alunos de doutorado de todo o mundo. A seleção ocorre por meio da proposta de projeto, currículo e orçamento submetido. O Lucas recebeu o recurso de US$1,000 para serem aplicados em seu doutoramento. Na imagem, o pesquisador está coletando a espécie Tovomita leucantha no Rio de Janeiro) (Foto: Lucas C. Marinho).
Link do resultado: http://www.iapt-taxon.org/index_layer.php?page=s_grants

21/03/2016
Dois integrantes do Malpecos Lab entram em fase de defesa de seus trabalhos de Pós-Graduação. Renata Asprino defenderá o Mestrado no dia 30 de Março de 2016 no PPG Botânica da UEFS. O trabalho trata-se de um estudo florístico de Hirtella (Chrysobalanaceae) para a Flora da Bahia. Já o doutorando Diogo Rocha, que efetuou um estudo de comunidade arbórea em florestas montanas na Bahia tem a sua defesa prevista para o dia 29 de Abril no PPG Ecologia da UESC. Ambos são orientados pelo Dr. André M. Amorim.

21/03/2016
Foi publicado no periódico PeerJ artigo resultante de recentes expedições florísticas à Estação Ecológica de Wenceslau Guimaraes, Bahia. O trabalho traz três novidades taxonômicas em Melastomataceae e teve autoria do Dr. Renato Goldenberg e co-autoria do Dr. André M. Amorim. Essa é a primeira publicação de membros do grupo no periódico PeerJ. O artigo encontra-se disponível no endereço https://peerj.com/articles/1824/

21/03/2016
Rafael Gomes é o mais novo integrante do Malpecos Lab. O estudante foi aprovado em primeiro lugar na recente seleção de Mestrado pela UEFS e será orientado pelo Dr. André M. Amorim e com co-orientação da Dra. Rafaela Forzza (IP/JBRJ). Rafael efetuará um estudo taxonômico do gênero Parinari (Chrysobalanaceae) na Floresta Atlântica.

13/01/2016
Artigo recém publicado no periódico Phytokeys divulga o status atual da riqueza de plantas epífitas na Floresta Atlantica. O trabalho é um produto do projeto Rede de Epífitas da Mata Atlântica e que teve apoio do Edital PNADB/CAPES. Dentre os autores estão o Dr. André M. Amorim e um dos egressos do Malpecos Lab, a Doutoranda Sara R. Mortara. Na imagem, Portea filifera L.B.Sm. uma espécie epífita raramente documentada no sul da Bahia (Foto: A.M. Amorim). Para visualização do conteúdo do artigo clicar em http://phytokeys.pensoft.net/articles.php?id=5643

11/01/2016
Os Pesquisadores do Malpecos Lab Adriana Queiroz, André Amorim e Domingos Cardoso encontram-se em longa expedição na região do Espinhaço em Minas Gerais. O objetivo da viagem é documentar espécies de Sauvagesia (Ochnaceae), várias delas endêmicas em formações rupestres e ainda inéditas para a ciência. A pesquisa é o tema de mestrado de Adriana sob a orientação dos outros dois pesquisadores. Na imagem o grupo em campo, sob a companhia da doutoranda Cassia Bitencourt (Foto: Domingos Cardoso).

05/01/2016
Foi publicado no último volume de 2015 da revista Systematic Botany a primeira ocorrência de Freziera (Pentaphylacaceae) na Floresta Atlântica com a descrição de uma nova espécie. O trabalho sela uma inédita parceria entre o grupo de estudos florísticos no sul da Bahia pelo Malpecos Lab com pesquisadores da UFES no Espírito Santo. Detalhes do estudo podem ser visualizados no endereço http://www.bioone.org/doi/abs/10.1600/036364415X690111?journalCode=sbot. Na imagem, um aspecto do ramo florífero da recém descrita espécie (Foto: A.M. Amorim).

10/12/2015
Egresso do Malpecos Lab publica segundo artigo de Dissertação de Mestrado em Ecologia. Lucas Lopes divulgou em dezembro de 2015 mais um artigo resultante de seu mestrado no PPGECB. O trabalho intitulado *Can soil types explain species distributions? Evaluating the woody understory component of a tropical forest in Brazil* e publicado no periódico Brazilian Journal of Botany (DOI 10.1007/s40415-015-0235-x) foi orientado pelo Dr. André Amorim e co-orientado pelo Dr. Eduardo Mariano Neto (UFBA). Atualmente, Lucas é doutorando no PPG Ecologia da UERJ. Na imagem, uma panorâmica da REBIO de Una, Unidade de Conservação no sul da Bahia onde o estudo foi desenvolvido dentro das ações do Projeto PELD CNPq (Foto: André M. Amorim).

07/12/2015
O Herbário CEPEC até o fim de 2015 terá cerca de 50.000 imagens no Herbário Virtual Reflora. O projeto em colaboração com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e com o apoio do SiBBr, CNPq e SFB/IFN já disponibilizou cerca de 25% do acervo. No gráfico acima observa-se o progresso na remessa das imagens com destaque para os meses de Julho e Novembro onde a captura e remessa obteve recorde de amostras. Além das imagens, os bolsistas efetuam a manutenção das exsicatas contribuindo assim para a curadoria desse importante acervo científico nacional.

07/12/2015
A equipe do Malpecos Lab recebe um novo técnico para apoiar pesquisas de pós graduandos. Carlos Eduardo de Jesus na foto acima, conhecido na Universidade Estadual de Feira de Santana como Cadu iniciará suas atividades em dezembro de 2015 e inicialmente acompanhará os trabalhos de pesquisa dos discentes Adriana Queiroz, Lucas Marinho e Karena Pimenta. O jovem Cadu será bolsista do Projeto Malpighiales Universal 2013.

06/12/2015
Estudante do Panamá ingressará no Malpecos Lab a partir de 2016. Juan Carrión, na foto acima, foi recentemente aprovado na seleção de doutorado pelo PPGBOT/UEFS. Juan pretende revisar as espécies de Bernardia (Euphorbiaceae) sul americanas e fazer um estudo biogeográfico no grupo. O trabalho terá a orientação do Dr. André Amorim e co-orientação da Dra. Inês Cordeiro (IBt) e Juan será bolsista do projeto Protax CNPq aprovado pelo Dr. André Amorim em 2015. No momento, Juan conclui a redação de sua dissertação de mestrado e a expectativa é de que a partir de abril ele já esteja residindo na Bahia.

06/12/2015
A III Oficina Malpighiales foi realizada entre os dias 23 a 30 de novembro de 2015 com enorme sucesso. O encontro aconteceu no Herbário CEPEC e teve apoio do CNPq e com participações especiais da Dra. Inês Cordeiro (IBt), Dr. Márcio Lacerda (UFRB) e do Doutorando Cristiano Amaral (UEFS), além de alunos de graduação e pós. Após uma semana de intensas atividades em laboratório, parte do grupo esteve em trabalho de campo nos arredores do município de Camamu, sul da Bahia, Brasil. Na imagem, alguns integrantes que participaram do ciclo de palestras durante o evento (Foto: C. Pessoa).

06/12/2015
Equipe do Malpecos Lab se amplia com três novos projetos de doutorado. Um dos projetos, já está em andamento, é executado pelo discente Lucas Bacci (UNICAMP). Trata-se de um estudo filogenético e biogegráfico em um clado de Melastomataceae com elevada riqueza na Floresta Atlântica. O trabalho é orientado pelo Dr. Renato Goldenberg (UFPR) e co-orientado pelo Dr. André Amorim (UESC/CEPEC). Outros dois projetos estão previstos para iniciar em 2016, um na USP, sob a execução da Profa. Leyde Nunes com a temática em anatomia em Malpighiaceae e o outro no PPGBOT UEFS. Esse último será orientado pelo Dr. André Amorim com o tema: Biogegrafia e Filogenia em Bernardia (Euphorbiaceae). Na imagem, uma das espécies de Bernardia coletadas recentemente no sul da Bahia, Brasil (Foto: C. Pessoa).

03/12/2015
Em recente expedição de coleta nas imediações do município de Camamu (BA), o Dr. André M. Amorim alcançou a marca simbólica das 10.000 amostras em sua série de coleta. A planta foi uma samambaia arborescente e essa indicação foi feita de forma aleatória. De certo modo, essa samambaia traduz muito bem as pequisas florísticas em grupos vasculares que o grupo executa em remanescentes de floresta úmida no sul da Bahia a mais de 20 anos. Na imagem, um momento de descontração do Dr. Amorim junto com a Dra. Inês Cordeiro (IBt) e a mestranda Adriana Queiroz (UEFS), que os acompanharam a campo (Foto: C. Pessoa).

12/11/2015
Entre os dias 4 e 5 de novembro de 2015 aconteceu no CNPq em Brasília a Reunião de Avaliação do Programa PPBIO. O Dr. André M. Amorim esteve no evento representando o Núcleo PPBIO Mata Atlantica Nordeste e apresentou os alguns resultados do projeto no sul da Bahia. Na imagem, coordenadores e integrantes da rede PPBIO Mata Atlântica, da esquerda para a direita: Dra. Márcia Marques (Núcleo Paraná), Dra. Helena Bergallo (Coordenadora da Rede), Dr. Luís Pinho (Núcleo Santa Catarina), Profa. Aryanne Amaral (Núcleo Espírito Santo), Dra. Ana Carolina Lins (Núcleo Pernambuco), Dr. Amorim (Núcleo Bahia) e Dra. Cláudia Barros (Núcleo Rio de Janeiro) (Foto: autor desconhecido).

09/11/2015
Os Pesquisadores do Malpecos Lab, Prof. Rafael F. Almeida e Dr. André M. Amorim publicaram no mês de novembro de 2015, um novo Stigmaphyllon (Malpighiaceae), endêmico das florestas estacionais ao norte do estado do Espírito Santo, Brasil. A espécie batizada como Stigmaphyllon mikaniifolium foi coletada pela primeira vez durante as expedições em UCs capixabas financiadas pela Fundação Boticário e que teve a participação das instituições IP/JBRJ, UESC, CEPEC, MBML e UFPR. O trabalho foi divulgado no periódico Kew Bulletin (DOI: 10.1007/s12225-015-9601-x) (Foto: C. N. Fraga).

03/11/2015
Pesquisadores do Malpecos Lab publicam espécie nova de Clusiaceae, possivelmente endêmica no sul da Bahia, Brasil. Tovomita megantha foi coletada pela primeira vez em 1992 na RPPN Capitão (propriedade do IESB) pelo Dr. André Amorim e, 13 anos depois, re-coletada pela equipe. O nome da planta refere-se ao tamanho das flores a qual é, possivelmente, a maior flor encontrada em Tovomita. Ainda, esta espécie é a mais robusta dentre as espécies da Floresta Atlântica. O trabalho foi divulgado no periódico Brittonia (DOI: 10.1007/s12228-015-9393-1) (Foto: L.C. Marinho).

01/11/2015
O Dr. André M. Amorim, divulgou na Edição Especial Herbários do Brasil do periódico Unisanta BioScience um breve histórico do Herbário Centro de Pesquisas do Cacau (CEPEC), o qual apresenta dados desde a criação do herbário até os dias atuais. O volume 4 (série 6) foi publicado paralelamente à realização do 66º Congresso Nacional de Botânica, o qual está ocorrendo no município de Santos- SP e buscou reunir informações sobre os mais relevantes herbários brasileiros. Um outro volume divulgará um histórico dos acervos virtuais dessa coleção.

21/10/2015
O egresso do Malpecos Lab, Lucas Lopes, atualmente doutorando no PPG de Ecologia da UERJ, têm os dois capítulos da Dissertação de Mestrado aceitos para publicação. O primeiro deles foi divulgado essa semana (http://www.boletimmbml.net/boletim/index.php/boletim_mbml/article/view/147) no Boletim do Museu de Biologia Mello Leitão. E o segundo está previsto para sair no Brazilian Journal of Botany, ainda em 2015. Lucas foi orientado pelos Doutores André M. Amorim e Eduardo Mariano Neto e sua pesquisa foi toda executada dentro da grade PELD Una Bahia. O trabalho tratou de um estudo sobre a estrutura de uma comunidade arbórea juvenil sob dois diferentes tipos de solo predominante na área.

20/10/2015
O Doutorando Lucas C. Marinho, pesquisador do Malpecos Lab, foi recentemente selecionado para permanecer seis meses em Vienna na Austria, colaborando no Projeto Herbário Virtual Reflora. Nessa oportunidade, Lucas terá acesso aos acervos históricos de Clusiaceae e outros grupos de interesse. A estadia de Lucas na Europa a partir de 2016, prevê além das atividades no Herbário W, a visita a outros importantes acervos europeus como os herbários de Paris (P), Genebra (G), Estocolmo (S), Londres (K) e Munique (M) (Foto: R.F. Almeida).

12/09/2015
O Doutorando James Lucas Costa Lima, pesquisador do Malpecos Lab, encontra-se há alguns meses em Vienna, Austria colaborando no Projeto Reflora e conhecendo os acervos históricos de Erythroxylaceae na Europa. O trabalho de James alcança bons resultados no que diz respeito a localização de coleções históricas provenientes do Brasil. Um dos exemplos encontra-se na imagem acima, onde James e o Dr. Nílber Gonçalves da Silva (UFRJ) reconheceram pela caligrafia, amostras de uma mesma espécie coletadas por seis botânicos que passaram por nosso país nas primeiras décadas do Século XIX.

31/08/2015
No dia 28 de agosto de 2015 o Dr. André Amorim participou da banca de defesa de doutorado de Leila Costa Cruz, discente do Programa em Ecologia e Biomonitoramento pela UFBA. A Tese intitulada Teoria das Hierarquias como Referencial Epistemológico no Planejamento de Projetos em Ecologia e Conservação foi orientada pelo Dr. Charbel El-Hani (UFBA). Na foto, a recém Doutora com os membros da banca, da esquerda para a direita: Dr. Mauro Ramalho (UFBA), Dra. Alessandra Schnadelbach (UFBA), Dra. Leila Costa Cruz, Dr. Charbel El-Hani (UFBA), Dr. André M. Amorim e Dr. Fábio Bandeira (UESB). Imagem gentilmente cedida por Leila C. Cruz.

18/08/2015
Rede PPBIO Mata Atlântica realiza Simpósio para avaliação dos três primeiros anos do projeto durante os dias 10 e 11 de agosto de 2015. O evento aconteceu na Escola Nacional de Botânica Tropical no Rio de Janeiro e contou com a participação de 115 pesquisadores de diversas áreas. Foram discutidos resultados preliminares de cada núcleo, além de apresentação de palestras e sessões de posters. Na imagem, da esquerda para a direita, cinco dos seis coordenadores dos núcleos: Dra. Carol Lins e Silva (UFRPE – Núcleo Pernambuco), Dra. Cláudia Barros (IP/JBRJ – Núcleo Rio de Janeiro, Dr. André M. Amorim (UESC – Núcleo Bahia), Dra. Nena Bergallo (UERJ – Coordenadora da Rede PPBIO Mata Atlântica) e Dr. Luíz Carlos de Pinho (UFSC – Núcleo Santa Catarina).

18/08/2015
O Dr. André Amorim participou no dia 17 de agosto de 2015 da banca de defesa de doutorado de Julia Meirelles, discente do Programa em Botânica pela UNICAMP. A Tese intitulada Phylogeny of Miconia sect. Miconia subsect. Seriatiflorae and Taxonomic Review of albicans clade (Melastomataceae) foi orientada pelo Dr. Renato Goldenberg (UFPR) e co-orientada pelo Dr. Fabian Michelangeli (NYBG). Na foto, de azul, a recém Doutora com os membros da banca, da esquerda para a direita: Dr. André M. Amorim (UESC), Dra. Angela Martins (UNICAMP), Dr. Renato Goldenberg, Dr. André Olmos (UNICAMP) e Dr. Júlio Lombardi (UNESP). Imagem gentilmente cedida por Gustavo Shimizu.

15/08/2015
Pesquisadores do Malpecos Lab publicam a segunda espécie do gênero Mcvaughia (Malpighiaceae). A planta, endêmica das planícies arenosas no litoral do Sergipe, foi batizada como Mcvaughia sergipana Amorim & R. Almeida e foi divulgada no periódico Systematic Botany, volume 40(2). Uma das características que chamam a atenção da nova espécie é o indumento metálico seríceo nas folhas e a redução nos eixos laterais da inflorescência. Na imagem, um aspecto da inflorescência e frutos jovens (Foto: R.F. Almeida).

15/08/2015
Nos dias 6 e 7 de Agosto de 2015 aconteceu no Herbário do Jardim Botânico do Rio de janeiro a II Reunião de Avaliação do Projeto Inventário Florestal Nacional. O encontro contou com a presença do Dr. André M. Amorim e outros 14 curadores de coleções botânicas além de pesquisadores e técnicos do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Foram discutidos resultados preliminares desse projeto e estratégias para as futuras etapas. Na imagem os participantes do evento em momento de descontração (Foto: acervo RB).

03/08/2015
Equipe Malpecos Lab aprova proposta no Edital PROTAX CNPq 2015 e cria novos estímulos para as pesquisas taxonômicas em Malpighiales. O projeto aprovado objetiva a formação e o aperfeiçoamento de especialistas em Chrysobalanaceae, Dichapetalaceae e Malpighiaceae que já estão atuando junto a importantes acervos botânicos na Bahia (CEPEC, HUEFS e HUESC). Ao todo, foram aprovadas nesse Edital 21 propostas na Botânica, grande parte delas em grupos de fungos e briófitas. Na imagem uma Chrysobalanaceae, um dos grupos apontados como prioritários no Protax Malpighiales (Foto: André M. Amorim).

24/07/2015
As pesquisadoras Karena Pimenta e Renata Asprino encontram se em visita aos herbários do Jardim Botânico (RB) e Museu Nacional (R), ambos na cidade do Rio de Janeiro. Renata (em primeiro plano na foto) trabalha junto ao acervo de Chrysobalanaceae com o objetivo de levantar dados sobre o gênero Hirtella para o desenvolvimento do seu mestrado e outros projetos. Já Karena (ao fundo na foto) está realizando uma missão de estudos como parte do desenvolvimento do seu doutoramento sob a tutela do Dr. Marcus Nadruz e Simon Mayo, especialistas em Araceae. O trabalho da pesquisadora conta com a consulta ao acervo do herbário mais especialmente estudos na coleção viva.

20/07/2015
A convite da Curadoria do Herbário ASE e com o apoio do Projeto Inventário Florestal Nacional (SFB/FAO) o Professor André M. Amorim permaneceu por uma semana auxiliando na identificação de diversos grupos taxonômicos desse projeto no estado do Sergipe. No período da visita foram discutidos novas estratégias para o avanço do tratamento das Malpighiaceae na Flora de Sergipe e os progressos do IFN na Bahia e no Sergipe. Na imagem, o Dr. Amorim entre as Dras. Ana Paula Prata (Pesquisadora da UFS e Curadora do Herbário) e Aline Costa Mota (Pesquisadora e Consultora FAO/IFN) (Foto: Acervo ASE).

16/07/2015
Pesquisadores do Malpecos Lab publicam uma espécie nova de Clusia (Clusiaceae) endêmica das florestas montanas no sul da Bahia, Brasil. A planta, batizada como Clusia heterocolorata foi encontrada na Reserva Particular Serra do Corcovado, no município de Almadina. Uma das características que chamam a atenção da nova espécie é a marcante diferença na coloração entre as flores estaminadas e as pistiladas. O trabalho foi divulgado no periódico Phytotaxa e teve a colaboração do Dr. Volker Bittrich, um dos especialistas contemporâneos no grupo das Clusiaceae (Foto: L.C. Marinho).

28/06/2015
O Dr. André M. Amorim representou os herbários nacionais parceiros em evento acontecido no dia 25 de junho no Jardim Botânico do Rio de Janeiro que celebrou a continuidade do projeto Herbário Virtual-Reflora. Entre as autoridades presentes estavam Dr. Jonathan Dunn, Consul do Reino Unido no Rio de Janeiro, Dra. Rafaela C. Forzza e Dr. Rogério Gribel, representantes do JBRJ, Dra. Andrea Portela, representante MCTI e SiBBr, Dr. Marcelo Morales, representante do CNPq e Dra. Eimear Nic Lughadha, representante Kew Gardens. Na imagem, os convidados reunidos após a cerimônia (Foto: Adélia Duarte).

26/06/2015
No início de Junho o Herbário CEPEC disponibilizou no Herbário Virtual Reflora (http://reflora.jbrj.gov.br/), duas mil imagens de exsicatas. Esse primeiro lote de imagens refere-se ao valioso acervo de Tipos Nomenclaturais do CEPEC. Outras oito mil imagens já encontram-se capturadas e em análise de qualidade pela equipe Reflora no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Essa captura de imagens é apoiada pelo CNPq, SiBBr e SFB/IFN que, de forma conjunta, concederam bolsas de apoio técnico e equipamentos fotográficos necessários a atividade. A coleção CEPEC, um dos maiores e mais importantes acervos botânicos no leste do Brasil, conta atualmente com ca. 170.000 amostras, a maioria delas representativas da flora da Bahia. Com o atual ritmo de captura, o acervo estará totalmente on lineno Herbário Virtual Reflora até o fim do primeiro semestre de 2016.

10/06/2015
Pesquisadores do Malpecos Lab consultam Herbário da Companhia Vale do Rio Doce no norte do Espírito Santo e documentam espécies de plantas protegidas na Reserva da Vale. A visita aconteceu no dia 8 de junho e foi acompanhada pelo Curador do Herbário CVRD, o Sr. Geovane Siqueira. Como resultados prévios foram determinadas amostras dos acervos de Clusiaceae, Chrysobalanaceae e Malpighiaceae além de uma detalhada análise das espécies de Tapura (Dichapetalaceae) ocorrentes na área. Na imagem o Curador Geovane com a equipe de pesquisadores (da esquerda para direita: Cleiton S. Pessoa, Décio Lisboa, Geovane, André Amorim, Renata Asprino e Lucas C. Marinho).

05/06/2015
As atividades de pesquisa no Malpecos Lab em 2015 foram favorecidas pelo apoio dado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) ao acervo do Herbário CEPEC na aquisição de diversos equipamentos. Foram adquiridos um estereomicroscópio de mesa, uma placa aquecedora, dois freezers, cinco desumidificadores e um iluminador de fibra óptica além de um grande volume de material de consumo para manutenção e crescimento dos acervos científicos do CEPEC e da UESC. Além disso, o projeto *Inventário Florestal Nacional - sul e extremo sul da Bahia, Brasil* mantém dois consultores botânicos e dois técnicos no Lab para apoio ao projeto e a visitantes e alunos de graduação e pós. Na imagem, uma panorâmica de um dos equipamentos ópticos adquiridos, em evidencia o estereomicroscópio com braço articulado utilizado na identificação do material proveniente do Inventário florestal Nacional do sul e extremo sul da Bahia (Foto: Diogo S.B. Rocha).

05/06/2015
O Doutorando James Lucas Costa Lima permanecerá por seis meses em Vienna, Austria, colaborando na captura de imagens no Projeto do Herbário Virtual Reflora. James foi um dos candidatos selecionados em 2014 pela coordenação do Reflora no IP/JBRJ. O pós-graduando embarca em meados de junho de 2015 e suas atividades se concentrarão no Natural History Museum, onde fica o Herbário W, um dos mais importantes acervos científicos da Europa. Na imagem uma vista da imponente edificação do Natural History Museum (Foto: Pedro J. Pacheco).

04/06/2015
O estudante de graduação em Biologia pela UESC, Décio Lisboa é o novo componente do Malpecos Lab. Décio foi contemplado com bolsa de iniciação científica CNPq pelo Projeto Universal *Avanços em Malpighiales no Brasil: estudos biogeográficos, florísticos e sistemáticos*. A pesquisa do aluno abrange estudo sobre as espécies de Tapura (Dichapetalaceae) na Floresta Atlântica Brasileira e tem a orientação do Dr. André M. Amorim com a colaboração do Dr. Pedro Fiaschi e do Prof. Lucas C. Marinho. Na imagem, Tapura cf. follii, uma das espécies em análise (Foto: André M. Amorim).

03/06/2015
Foi liberado pelo CNPq no dia 29 de maio mais uma parcela dos recursos financeiros para a continuidade das pesquisas do projeto * Avanços em Malpighiales no Brasil: estudos biogeográficos, florísticos e sistemáticos*. Nessa etapa serão priorizadas as pesquisas dos alunos de pós graduação em andamento já avançado, em especial a Dissertação de Mestrado da discente Renata C. Asprino e a Tese de Doutorado de Rafael F. Almeida.

03/06/2015
Egresso do Malpecos Lab, Profa. Paula Leitman tem manuscrito aceito em periódico Qualis A. O trabalho foi parte do mestrado da pesquisadora concluído em 2012 e foi desenvolvido no PARNA Serra das Lontras, Bahia. A Profa. Leitman, sob a orientação da Dra. Rafaela Forzza e do Dr. André M. Amorim efetuou um amplo estudo sobre a flora epifítica de angiospermas nessa unidade de conservação (acima uma panorâmica da área), onde a vegetação predominante são as florestas montanas (Foto: Ricarda Riina).

27/05/2015
O Dr. André M. Amorim participará no dia 24 de junho de 2015 da solenidade de assinatura do novo convênio do Conselho Britânico com o Kew Gardens para dar continuidade ao Projeto Reflora. A solenidade acontecerá no Herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e na ocasião serão disponibilizados as primeiras imagens de importantes acervos parceiros desse projeto, entre eles o Herbário CEPEC. (Foto: Karena M. Pimenta).

27/05/2015
O segundo volume de 2015 do periódico Systematic Botany trará a publicação de uma nova espécie de Malpighiaceae com ocorrência nas restingas do estado de Sergipe, Brasil. O trabalho, de autoria de André M. Amorim e Rafael F. Almeida é uma importante contribuição a flora desse estado e exemplifica um interessante caso de endemismo no clado *macvaughióide*. Na imagem acima, uma paisagem dos arredores onde a planta foi encontrada. (Foto: Lucas C. Marinho).

23/05/2015
O Dr. André M. Amorim está selecionando candidatos para bolsa DTI no Projeto Reflora: Captura de Imagens de Coleções Botânicas nos Acervos CEPEC e UESC. Os interessados devem possuir graduação em Ciências Biológicas concluída. Contatos devem ser feitos no email: cleitonspessoa@gmail.com (Foto: Cleiton S. Pessoa).

23/05/2015
Pesquisadores do Malpecos Lab farão visita técnica a Instituições de Pesquisa Botânica no Espírito Santo no início de junho. Serão visitados os herbários CVRD em Linhares e MBML em Santa Teresa. O objetivo da visita é identificar coleções em grupos diversos de Malpighiales. Participarão da expedição o Dr. André M. Amorim, os professores Cleiton S. Pessoa, Lucas C. Marinho e Renata C. Asprino, além de um estudante de graduação da UESC.

22/05/2015
O estudante de graduação em Ciências Biológicas Cauê Carvalho de Paula aprovou em maio de 2015 uma bolsa de Iniciação Científica CNPq. O projeto sobre estrutura de uma comunidade arbórea na REBIO de Una, Bahia, Brasil obteve a quarta colocação no Programa PIBIC UESC. Cauê (em foto acima) inicia agora a segunda fase da pesquisa que está inserida no Programa PELD/PPBIO coordenado pelo Dr. André M. Amorim.

18/05/2015
O Dr. Amorim participou no dia 18 de maio de 2015 da banca de defesa de doutorado de Felipe Zamborlini Saiter, discente do Programa em Biologia Vegetal pela UFMG. A Tese intitulada *Padrões Fitogeográficos da Região Central do Domínio Atlântico Brasileiro* foi orientada pelo Dr. Ary Oliveira-Filho. Na foto, os membros da banca, da esquerda para a direita: Dr. André M. Amorim, Dr. Marco Aurélio Fontes, o recém Doutor Felipe Saiter, Dr. Fernando Augusto Silveira, o orientador Dr. Ary Oliveira-Filho e Dr. Rubens Manoel dos Santos.
15/05/2015
A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso de suas atribuições, torna público que as inscrições para seleção de candidatos ao curso de DOUTORADO do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (PPGECB) encontram-se abertas. Acesse aqui o edital.
15/05/2015
A Área de Ensino de Biologia do Departamento de Ciências Biológicas (DCB) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) está selecionando docente na condição de professor visitante adjunto (com doutorado) e para regime de trabalho com dedicação exclusiva (DE) para atuar na referida Área. Clique aqui para acessar o site.
15/05/2015
Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) abre inscrições de 07 a 22 de maio para selação de Doutorado e Mestrado Acadêmico. Clique aqui para acessar o edital.
15/05/2015
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) abre edital para Professor Visitante (Botânica, Zoologia e RGV). Clique aqui para acessar o edital.
15/05/2015
O Prêmio Nacional da Biodiversidade quer premiar o que de melhor se faz no Brasil. Para isso, reuniram um time de experts para fazer a avaliação das iniciativas inscritas. Clique aqui e confira no site.
15/05/2015
Em novembro de 2015 acontecerá a III Oficina de Identificação de Malpighiales no nordeste do Brasil. Nesse ano as atividades de campo serão efetuadas em Mucugê, na Chapada Diamantina, Brasil.
14/05/2015
A convite do Programa de Pós Graduação em Biologia Vegetal pela UFMG o Dr. André M. Amorim estará dando uma disciplina sobre Morfologia e Taxonomia em Malpighiaceae. A disciplina acontecerá entre 29 de junho a 03 de julho.
◄
1/1
►